segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

'Alcatraz' vai arrastar seus mistérios por temporadas e terá vertente sobrenatural, entregam atores


Desde o fim de 'Lost', emissoras americanas vêm tentando reconquistar sem sucesso sua legião de fãs, gerando seguidas versões recauchutadas da série emblemática. Em 2012, a nova candidata ao posto é 'Alcatraz'.

Coincidentemente ou não, a atração também se passa em uma ilha, o alicerce da sua narrativa, que começa em 1963 com o desaparecimento de 302 prisioneiros e mais guardas do famoso complexo penitenciário instaurado em Alcatraz.

Outra coincidência, os produtores executivos do projeto são J.J. Abrams e Elizabeth Sarnoff, a mesma equipe por trás de 'Lost'. Com tantas correlações, fica difícil desvencilhar 'Alcatraz' de sua "predecessora".

Nem o elenco pretende fazer isso. Pelo contrário. Em entrevista ao jornal The Huffington Post o ator Jorge Garcia, o Hurley de 'Lost' - outro relocado para 'Alcatraz' -, adiantou que existem mais semelhanças entre as produções do que podemos imaginar.

Ele começa dizendo sobre o risco de se produzir uma série de ficção científica, que geralmente possui tramas mais extensas e complexas do que uma série comum.

"Acho que as emissoras certamente têm medo de que a mitologia da série sobreponha-se à capacidade dos telespectadores de acompanhar (os episódios) caso eles percam algum. Acredito que a nossa série vai cruzar essa linha tênue, porque cada semana vai ter uma história com começo e fim."

E apesar da narrativa procedural, estilo "caso da semana", que 'Alcatraz' pretende seguir, a atração também vai abraçar vertentes sobrenaturais, onde as típicas perguntas "'O que aconteceu?', 'Como diabos isso aconteceu?', 'O que está acontecendo?'", segundo Garcia, ainda pipocarão na cabeça dos telespectadores.

O ator entrega mais - e aí que entra o fator "já vi isso antes em Lost" - , ao contar que "o mistério principal vai permanecer bem vivo" ao longo das (possíveis) temporadas, mas será desenvolvido de "forma lenta".

Sobre seu personagem, o especialista nerd da ilha de Alcatraz Doc Soto, Garcia afirma que interpretar um "novo cara", seis anos depois de viver Hurley, está sendo uma experiência "divertida" e aproveita para anunciar: "Eu visto muito mais roupas [em 'Alcatraz'] do que vestia em 'Lost'."

Sarah Jones, colega de elenco do ator que interpreta a detetive Rebecca Madsen, encarregada de caçar os fugitivos de Alcatraz e desvendar o segredo por trás de seus sumiços, também descreveu a trama como um "híbrido" de procedural com ficção científica, a qual vai "balancear mistérios semanais e desenvolvimento de personagens numa mitologia decorrente".

O jornal aponta a personagem como uma espécie de nova Scully de 'Arquivo X', já que Rebecca, assim como a icônica parceira de Mulder na extinta série, é uma detetive cética, que não confia em ninguém, cujo histórico familiar está vinculado à famosa prisão.

"Ela entra em uma nova fase, um novo capítulo em sua vida que a conecta com seu passado, do qual ela desconhecia. Seu mundo basicamente vira de cabeça para baixo no piloto e [a série] acompanha sua jornada tentando se recompor enquanto ela está lidando com o pior do pior", contou Sarah.

A atriz deu mais detalhes sobre o relacionamento de Rebecca e Doc. A dupla não vai estabelecer uma relação de amizade tão cedo mas, com o tempo, "um vai aprender a confiar no outro".

Para finalizar, Jones diz que o mistério central da série, "Para onde foram os prisioneiros que desapareceram?", está guardado a sete chaves e, mesmo tendo suas teorias, não arrisca palpitar respostas. Ela incita os telespectadores à desvendar o segredo ao disparar: "teremos pequenas pistas em todos os episódios".

'Alcatraz' debuta na TV americana no próximo dia 16, com um episódio de duas horas de duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário