quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Opinião: SBT falha ao tentar homenagear "Chaves"
Vergonha alheia. Foi esse sentimento que experimentei ao assistir o especial de Natal de "Chaves" que o SBT produziu com seu elenco.
Se a edição caprichou na reprodução da vila, dos cenários, o mesmo não pode ser dito do roteiro e do elenco, que contou com atuações sofríveis.
A única que salva-se ali é Marlei Cevada, a intérprete da Chiquinha, natural e espontânea no papel. Você fechava os olhos por um instante e realmente parecia que ouvia o choro estridente da personagem original.
Como contraponto, estava péssima a reencarnação da Dona Clotilde na pele de Cristina Rocha. A apresentadora entregou uma atuação exagerada, carregada nos trejeitos, que nada lembrava a Bruxa do 71.
O que dizer então de Zé Américo? O comediante pode até dar show de humor na Praça É Nossa, mas não consegue tirar risos na pele de Kiko. Talvez a encarnação ali que mais se destoa. É mais fácil associar o seu personagem com o Debi ou o Lóide do que com o melhor amigo do Chaves.
Até a estrela do especial deixou a desejar. A atuação de Alexandre Porpetone como Chaves era anêmica, sem graça. Nem a sombra do que o original é.
Piadas de mau gosto
Ao invés de reencenar algum episódio da atração original, acredito que a homenagem ficaria melhor, mais decente. Mas o tiro saiu pela culatra e acabaram ridicularizando "Chaves" com piadas inoportunas, que promoviam programas do SBT, cafonas e algumas até de cunho sexual, envolvendo Dona Florinda e o Professor Girafales. Ou seja, nada do que o seriado representa.
Mas nada mesmo supera a aparição de Alexandre Frota no meio do episódio. O que foi aquilo? Vestido de Kiko e clamando ser o verdadeiro filho da Dona Florinda, mas fazendo referências a "Batman", eu fiquei embaraçado por ele.
Porque, cá entre nós, ele só estava ali para divulgar o especial de fim de ano que terá no SBT, "Batman e Robin". Mas não colou. Tudo tem sua hora, e aquela definitivamente não era a de fazer marketing de outro programa da casa. Acabou sendo um verdadeiro desrespeito aos fãs de "Chaves".
Balanço
Percebemos que o elenco se divertiu bastante nessa versão nacional, mas o saldo final foi negativo. Deturparam o espírito do programa e só não mancharam sua reputação porque "Chaves" tem muitos fãs fiéis espalhados pelo Brasil. E compreensivos. Dá para entender que esse especial do SBT é uma tentativa de homenagear esse clássico mexicano, mas foi uma tentativa falha.
Pior que vem mais um especial de "Chaves" por aí. Será que podemos nos surpreender com o SBT apresentando dessa vez uma homenagem a altura do seriado? Bem... não custa sonhar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário