segunda-feira, 1 de abril de 2013

Globo pode acabar com as sessões de filmes

Globo pretende extinguir as sessões de cinema

A direção da Rede Globo tem avaliado a possibilidade de eliminar as sessões de cinema de sua grade de programação. Pode parecer inacreditável isso acontecer, mas se olharmos para as estratégias da emissora nos últimos tempos, vamos perceber que é bem nessa linha que ela tem seguido.

Para começar, ela excluiu a programação infantil com a justificativa de que este nicho de mercado já não é viável devido a concorrência com a TV paga. E é por este mesmo motivo que o canal justifica a possível saída dos filmes. A concorrência com os canais a cabo e as locadoras virtuais, que oferecem muito mais filmes e atrai quem de fato quer ver os blockbusters é desigual. Sem falar que a Globo é dona de vários canais de filmes como o Telecine.

A audiência das sessões de cinema na TV aberta já não é mais a mesma. Os índices tem caído a cada ano, mas alguns títulos ainda conseguem atrair público. O faturamento não é grande coisa e o X da questão é o auto custo. Os pacotes de filmes, adquiridos das distribuidoras, são caríssimos, uma verdadeira fortuna.

Esses vário motivos são mais do que justificáveis para a extinção das sessões de filmes da grade e acredito que esse deve ser, realmente, o caminho a ser seguido não apenas pela Globo, mas também por outras emissoras. Vejo a TV aberta, no futuro, como uma produtora de conteúdo próprio e ao mesmo tempo uma exibidora de produções independentes nacionais. Ou seja, nesse panorama, os filmes e seriados ficariam meio deslocados. É melhor deixar o conteúdo estrangeiro para as TVs pagas.

Alguns vão dizer, mas nem todo mundo pode assinar, pagar pela TV. Ok, eu concordo, mas tem crescido e muito o acesso a TV a cabo ou satélite e a tendência é a adesão ainda maior nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário