quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ratinho é campeão de audiência nas redes sociais

Ratinho lidera repercussão nas redes sociais - Divulgação

O Programa do Ratinho pode até não ser mais o boom de outros tempos, quando chegava a incomodar a Globo em audiência, mas no quesito popularidade nas redes sociais a atração dá uma surra na concorrência.

De acordo com a TV Square, uma rede social brasileira lançada este ano, voltada para a chamada segunda tela (o uso da web enquanto se assiste à TV), a atração mais comentada no Twitter, Facebook e na própria TV Square, durante toda a semana passada, foi o Programa do Ratinho.

E isso não aconteceu somente na semana passada, quando Ratinho recebeu o polêmico Marco Feliciano e também abordou o assunto anão da Record. A atração do SBT já vem batendo os adversários há algum tempo.

O programa leva a melhor inclusive contra a sua rival de horário na televisão, a novela Salve Jorge. o show de Carlos Massa teve mais do que o dobro de menções do que a novela. Ficou com 11,42% de todos os comentários sobre TV no Brasil, contra 5,35% da trama de Glória Perez.

Em março, Ratinho apareceu em segundo lugar, atrás apenas do Big Brother Brasil. Neste mês, sem o reality show, ele assumiu a liderança com folga.

A TV Square considera apenas as postagens feitas nas redes sociais durante a exibição do programa. Em uma só página, a TV Square permite que o usuário acompanhe em tempo real tudo o que se comenta no Facebook e no Twitter sobre um programa que está em exibição. Há também informações sobre a atração e a grade das emissoras. Mais fanáticos podem comprar figurinos de personagens e apresentadores.

Os dados da TV Square mostram que nem sempre repercussão nas redes sociais significa audiência. O Programa do Ratinho sequer é o mais visto do SBT. Carrossel, maior audiência da emissora, aparece em 16° no ranking. E a novela das nove da Globo tem audiência pelo menos quatro vezes superior ao talk show de Ratinho.

Cada vez mais, os dados de audiência da segunda tela vai se tornar importante. Hoje, com as multiplataformas, a repercussão nas redes sociais torna-se tão considerável quanto o ibope da televisão. Inclusive o mercado publicitário já começa a olhar esses dados.

Assim como as pesquisas de preferência de público ou marcas e produtos mais lembrados, nem sempre o mais visto ou consumido é o mais querido e admirado. E em um mercado tão concorrido, gerar manifestações do público é tão ou mais importante do que o ter o telespectador passivo.

É o futuro da tv digital, da interatividade em tempo real. Muita coisa ainda vai mudar, quem sabe ai, esse monopólio da tv vai acabar ou pelo menos minimizar.

Em entrevista ao colunista Daniel Castro a CEO da TV Square, Mariana Eva Leis, comenta:

"O público das redes sociais é bem diferente do Ibope. Percebo que há um público bem jovem que assiste e comenta clipes do TVZ [Multishow], filme de Justin Bieber e o Bom Dia & Cia. O pessoal também adora uma novela mexicana: A Usurpadora e Rosalinda estão sempre bem no ranking".

Confira o ranking dos programas mais comentados da TV Square na semana de 13 a 19 de abril:

1. Programa do Ratinho (SBT): 11,42%

2. Salve Jorge (Globo): 5,35%

3. TVZ (Multishow): 3,3%

4. Justin Bieber - Never Say Never (filme, Fox): 2,88%

5. Encontro com Fátima Bernardes (Globo): 2,63%

6. Eliana (SBT): 2,28%

7. Revenge (Globo): 1,75%

8. Titanic (filme, Megapix): 1,69%

9. Domingo Legal (SBT): 1,63%

10. A Usurpadora (SBT): 1,6%

11. The Ultimate Fighter Brasil (Globo/Multishow): 1,56%

12. iCarly (Nick): 1,4%

13. Vídeo Show (Globo): 1,38%

14. Rosalinda (SBT): 1,33%

15. Futebol (Globo): 1,3%

16. Carrossel (SBT): 1,29%

17. Bom Dia & Cia (SBT): 1,25%

18. Teste de Fidelidade (Rede TV!): 1,22%

19. Bob Espeonja (Nick): 1,15%

20. Balacobaco (Record): 1,13%

Nenhum comentário:

Postar um comentário